surto de toxoplasmose

Setor de Alimentos do Estado auxilia na investigação do surto de toxoplasmose

Foto: João Alves (prefeitura/ divulgação)


Uma nova equipe, com cinco profissionais do Setor de Alimentos da Divisão de Vigilância Sanitária do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), já está na cidade para auxiliar o processo de investigação da origem do surto de toxoplasmose em Santa Maria. Entre as ações previstas, os profissionais auxiliarão na coleta de hortifrutigranjeiros e de produtos de origem animal em diferentes pontos da cidade para buscar o foco de contaminação.  

Casa de Saúde vai abrigar ambulatório de oftalmologia para pacientes com toxoplasmose

Os técnicos estiveram reunidos, na tarde desta segunda-feira, com representantes do Executivo, da 4ª Coordenadoria de Saúde (4ª CRS), do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e do Ministério da Saúde. Eles ficarão na cidade durante essa semana e ajudarão a traçar o perfil epidemiológico relacionado à alimentação utilizando os dados coletados na busca ativa e nas respostas dos questionários já aplicados pela equipe de Vigilância em Saúde do município.

:: Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria ::

- Vamos traçar estratégias de atuação e definir, com cautela, o que será coletado e analisado. Já tivemos dados com relação à água, que deram negativo, mas eles são referentes a um período específico, por isso, não são totalmente conclusivos - explica o superintendente da Vigilância em Saúde de Santa Maria, Alexandre Streb.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Infectologistas divulgam nota técnica sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria

Ambulatório de oftalmologia para pacientes com toxoplasmose funcionará na Casa de Saúde Próximo

Ambulatório de oftalmologia para pacientes com toxoplasmose funcionará na Casa de Saúde

Saúde